sexta-feira, setembro 20, 2013

A ONDA




Ontem precisamente quinta-feira 19.09.2013 na faculdade assistimos um filme na disciplina de Direito. O título é “ A Onda”. Após o término do mesmo tivemos um debate em sala de aula e minha professora propôs que entregássemos uma resenha. Pois bem, aqui estou. Achei interessante o tema e por isso resolvi compartilhar  este tema aqui no blogue.

O filme tem a pretensão de mostrar como a sociedade é suscetível ao fascismo, e sim por trás de uma série de fatores alguns isolados outros nem tanto, mostrou de forma muito clara que não é tão difícil atualmente recriar-se um cenário de ditadura. “A Onda” foi lançado pelo cinema alemão em 2008, com  Jürgen Vogel interpretando o professor Rainer Wenger.

Na escola alemã onde o professor leciona está acontecendo a semana  de projetos acadêmico onde Rainer foi designado a coordenar o grupo de estudos sobre o tema autocracia. Assim iniciam-se as aulas onde Rainer instiga seus alunos e os ajuda a juntos construírem o conceito de autocracia.


Posteriormente a turma discute alguns fatores que facilitariam a ditadura, em sequencia apontam aspectos como:  insatisfação política,  poucas condições de trabalho e educação,  alta inflação e  diferenças sociais.


A ideia de Rainer é criar um grupo com o propósito de encenar um sistema autocrático. Em conjunto os alunos o elegem para ser o líder central do grupo e passam a chama-lo de Sr. Wenger, que  por sua vez os estimulam a criarem um uniforme composto por uma camisa branca e calça jeans. Nasce então um movimento chamado “A Onda”, onde aprendem o poder da união.



Contudo Rainer não contava com os problemas que estariam por acontecer, pois o movimento foi ganhando uma proporção significativa, muito embora seus alunos tenham modificado a postura, aprendido a colaborarem uns com os outros e a conviver em grupo, justamente por serem pessoas que estavam na transição de adolescência para a idade adulta lhe faltavam algum propósito de vida.


Até que “A Onda” os tomou por um misto de empolgação, e conforto por fazerem parte de um propósito maior, e por se sentirem incluídos em grupo onde não mais existiam diferenças sociais. Porém os jovens acabaram por destorcer o real sentido do projeto escolar, assim criam um cumprimento e promovem vandalismos onde disseminam o símbolo do grupo por diversos pontos da cidade. Além de excluírem qualquer pessoa que não concordasse com as regras da onda.


Depois de receber fortes criticas e reprovação de seus colegas professores, Wenger se conscientiza que a situação fugiu de seu controle, seu próximo passo então é organizar um encontro com seus alunos, onde ele lhes mostra que estavam promovendo a ditadura exatamente como julgaram não mais existir a possibilidade da autocracia no inicio do projeto, e que assim seria o fim do movimento. É então que ocorrem fatos bastante fortes, depois de alguns de seus alunos encontrarem-se desorientados pelo fim da onda, quando não mais teriam um líder a seguir. 

Obviamente não contarei em detalhes o final do filme, mas cabe refletirmos até que ponto vai a nossa autonomia enquanto sociedade? Será que estamos suscetíveis ao fascismo? Verdade é que as pessoas sempre estão em busca de serem lideradas e de terem um propósito a seguir, todos tem a necessidade de se sentirem encaixados em algum grupo, causa etc... É daí que vem a nossa necessidade de estarmos estabelecidos como sociedade. Claro que essa é apenas minha opinião sobre o assunto e certamente existem infinitas formas de enxergar este tema. 

Segue abaixo trailler do filme.


Um comentário:

  1. Ola. Estou fazendo uma breve visita e gostei muito do seu blog.
    Eu venho do entre blogs e já estou te seguindo. Sucesso hoje e sempre.
    Venha nos visitar será um prazer e uma honra se nos seguir.
    http://amovoceemcristo.blogspot.com.br/
    http://sensibilidadeemcristo.blogspot.com.br/
    http://sensiblidade2.blogspot.com.br/
    Amo filmes.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!